Followers

Follow on Google +

Follow this blog with bloglovin

Follow O Blog da Abelhinha
Com tecnologia do Blogger.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Bola de Pilates - A minha nova aliada :)




Olá Abelhinhas!

Espero que estejam a ter um excelente fim de semana! O meu não está a ser assim tão bom , mas falemos de coisas boas :)

Comprei esta bola de pilates no Lidl, era um artigo que já há bastante tempo queria adquirir devido às minhas dores de costas. O meu osteopata voltou a insistir comigo e eu vi esta em promoção, ainda por cima com acessórios para exercitar os braços, não hesitei e trouxe-a comigo.



Exercícios que podemos fazer com esta bola:



(Fonte: Exercicios-fisicos.com)





Ontem já experimentei estar ao PC sentada na bola em vez de estar sentada na cadeira e realmente notei que não fiquei tão "rígida" ao levantar, e a bola obriga-nos a manter a postura correcta, senão caímos :D


Algus dados sobre o Método Pilates:

Como surgiu o Pilates?

Joseph Pilates (1880-1967) foi um alemão que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental.

Através do seu trabalho e para evitar passar o resto da vida dependente de uma cadeira de rodas, desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a levar uma vida longa e sã.


Em que consiste este método?

É um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecê-lo melhor.

Para além disso, actua também ao nível psíquico, melhorando o autoconhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.

Como beneficia a saúde?

É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contracturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar Pilates: faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.

Quais os benefícios psicológicos?

O relaxamento mental nota-se a partir do primeiro momento. Para além disso, o Pilates é uma óptima ajuda para se desligar de todos os problemas quotidianos.

É necessário que se concentre bastante, tanto na respiração como na realização correcta dos exercícios, para, assim, conseguir desligar-se de todos os problemas e atingir a neutralidade mental.

É um bom aliado contra o stress?

Sim, porque para além de ajudar a libertar tensões, como qualquer outro exercício, o Pilates ensina a respirar adequadamente, factor fundamental para poder lidar com o stress em qualquer momento do dia-a-dia.

Ainda assim, o melhor é atingir o controlo mental para tentar pensar sempre positivo, mesmo nos momentos mais adversos. De qualquer das formas, se não o conseguir, o exercício ajuda a relaxar tanto física como mentalmente.

Quem pode praticar?

O método Pilates não escolhe género nem idade. Conta com um grande número de exercícios de intensidade e dificuldade muito variáveis, que tanto se podem adaptar a crianças como a adultos.

É ideal para mulheres que procuram um exercício tranquilo mas que as mantenha em forma, para homens que pretendam complementar outros exercícios e ganhar flexibilidade ou para idosos que queiram aumentar a sua resistência face aos desafios do quotidiano e fazer exercício sem correrem o risco de se lesionar.

Este método está apenas contra-indicado em pacientes com cancro em estado avançado, já que exige um esforço físico demasiado grande.

Quais os benefícios do Pilates?

Melhora a força, a flexibilidade e o tónus muscular. Reduz a fadiga.
Fortalece os músculos sem causar dor nem danificar as articulações.

Melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio.

Melhora a respiração e a auto-estima, e reduz o stress.

Tonifica a silhueta, alisa a barriga e ataca a celulite por completo.


(Fonte: Sapo Saúde)


***** Beijinhos *****

8 comentários:

Enviar um comentário

Adoro ouvir a vossa opinião *****

Licença Creative Commons
O Blog da Abelhinha
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...