Para a massa: 400 g de farinha de trigo 1 colher (sobremesa) de açúcar manteiga Para o Recheio: 5 gemas 350 g de açúcar 1 clara 3/4 kg de requeijão fresco geleia de fruta para pincelar
Peneire a farinha para dentro de uma tigela. Junte o açúcar e a manteiga e misture. Adicione pequenas porções de água gelada e amasse bem até obter uma massa lisa. Molde uma bola e unte levemente com manteiga. Tape a tigela com um pano e deixe repousar durante 30 minutos. Prepare o recheio. Bata muito bem as gemas com o açúcar e a clara. Junte o requeijão previamente passado por uma peneira fina. Misture bem e reserve. Retire pequenas porções de massa e estenda com um rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha. Corte em rodelas e coloque sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. No meio de cada uma, deite uma colher de recheio. Humedeça as beiras e una-as em cima, comprimindo o recheio. Leve ao forno até alourarem. Deixe as queijadas arrefecerem um pouco e pincele-as com geleia de fruta.
Para decoração: 1 manga descascada e cortada em fatias
Para a mousse: 0,5kg de polpa de manga em lata 0,5kg de natas magras 250gr de adoçante 250gr de claras 5 folhas de gelatina
Bata as natas bem firmes e reserve. Bata as claras em castelo com o adoçante tipo merengue e envolva com as natas. Abra a lata de polpa de manga e misture ao preparado anterior. Envolva bem. Encha uma tigela de água fria e demolhe 5 folhas de gelatina até ficarem bem moles. Depois escorra-as com as mãos e, num tacho, leve-as a lume muito brando para se derreterem sem se queimarem. Retire do lume. Retire um pouco de mousse de manga e junte-a à gelatina, mexendo bem. Em seguida, verta a mistura da gelatina para o resto da mousse de manga. Coloque tudo numa tigela e leve ao frigorífico com duas horas de antecedência pelo menos. Quando levar à mesa decore a gosto com a manga fresca.
1 lata de leite condensado 5 colheres de sopa de chocolate em pó 2 colheres de sopa de manteiga chocolate granulado
Bate-se o leite, o chocolate e a margarina. Leva-se ao lume brando, mexendo sempre, até engrossar e fazer estrada larga no fundo do tacho, como a querer despegar-se. Retira-se e despeja-se sobre a pedra da banca, bem untada com óleo. Depois de fria, fazem-se bolinhas, com as mãos untadas de óleo. Passam-se as bolas por chocolate granulado e colocam-se em forminhas de papel canelado.